segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tadeu Moreira Campelo Filho: Juventude Progressista


Hoje damos início a nossa série de entrevistas sobre a representação da juventude nos partidos de Uruguaiana, tento em vista conhecer melhor a atuação da mesma na construção da nossa cidade. 
 
Nessa primeira entrevista, conversamos com Tadeu Moreira Campelo Filho, advogado formado pela PUC, militante do PP (Partido Progressista), presidente da Juventude Progressista, que prontamente nos atendeu para falar sobre a situação da juventude em seu partido.

Cultura Jovem: O Senhor poderia nos contar um pouco sobre como é o projeto da Juventude Progressista a nível nacional?

Tadeu Moreira Campelo Filho: O projeto da juventude progressista a nível nacional, local e estadual consiste em trazer para o âmbito político os jovens que ainda não têm a participação política em virtude da sua idade, ou seja, hoje, nós temos conta de que oitenta por cento dos jovens de 16 a 18 anos não têm seu título eleitoral. É importante que a juventude em geral tenha uma participação política ativa, em virtude de que o futuro dela se resolve na política; em todas as decisões da nossa vida, há um político encabeçando projetos, defendendo interesses, e, se a juventude não participa, acontece que os seus interesses acabam sendo frustrados.

CJ: E a nível municipal, o que o senhor poderia nos dizer em termos de organização e participação?

Tadeu: Bom, A Juventude Progressista, a nível municipal, terá uma contribuição ativa  nas eleições de 2012 para prefeito e vereadoró nos temos, na Câmara Municipal, um grande exemplo da juventude progressista que é o vereador Ronnie Mello, que defende não só os estudantes da UNIPAMPA junto aos seus interesses e suas reivindicações, como também as causas ambientais.

CJ: Dentro do partido, como o senhor vê a importância da juventude?

Tadeu: A juventude progressista dentro do Partido Progressista é voz ativa e muito atuante, inclusive compondo, hoje, a Câmara de Vereadores através do vereador Ronnie Mello e, também, atuando participativamente para coligações e decisões do nosso candidato a prefeito municipal de Uruguaiana.

CJ: 2012 é ano de eleições municipais, a Juventude Progressista vai ter alguma participação especial nessas eleições?

Tadeu: Com certeza, no passado, nós já iniciamos um projeto, que era o projeto de aumentar a participação dos jovens uruguaianenses, explicando a importância  que esses jovens têm nas eleições ao fazerem o título eleitoral, e para as eleições de 2012 a Juventude Progressista está muito ativa, muito atuante, para eleger nosso prefeito pelo Partido Progressista.

CJ: O senhor comentou bastante sobre o vereador Ronnie Mello, que é uma representação da Juventude Progressista dentro da Câmara de Vereadores, o senhor poderia nos contar um pouco mais sobre as lutas dele pela juventude?

Tadeu: Sim, uma das luta importantes é a iluminação do caminho para a Unipampa, uma das lutas importantes que está sendo defendida junto a câmara de vereadores pelo vereador Ronnie Mello, porque trata-se de uma questão de segurança dos alunos, jovens que estão em formação, essa é uma das lutas mais ativas que nós temos visto esse ano.

CJ: O senhor como presidente da Juventude Progressista, fazendo um convite aos jovens para conhecer o partido, poderia falar um pouco mais sobre o PP, sua ideologia, e já explicar como os interessados podem procurar o partido para participar.
Tadeu: O mais importante de um partido político para a juventude é que ela possa falar o que pensa, que ela tenha participação, que todos sejam ouvidos, independente de sua opinião, a opinião não ofende ninguém. A partir do momento em que nós vivemos em um país democrático, todas as opiniões são respeitadas e podem, até, ser não acatadas, mas devem ser ao menos consideradas, e dentro do Partido Progressista em Uruguaiana, nós temos reuniões quinzenais, com a participação do nosso deputado estadual Frederico Antunes, dos nossos vereadores, nosso candidato a prefeito e, até, da Senadora Ana Amelia Lemos, que entra via “conferência” em áudio. Então, é importante que o jovem, ao ingressar em um partido político,  possa ter essa representação, tenha voz ativa, possa participar, e isso, no Partido Progressista, nós entendemos que é um diferencial.

CJ: Essas reuniões quinzenais são abertas aos interessados ou são reuniões apenas internas das lideranças do partido?

Tadeu: Não, essas reuniões não são abertas; as reuniões são fechadas, sim, porque, aqui, nós, principalmente nesse ano de eleição, tomamos decisões estratégicas dentro do partido, nós temos formas de atuação e, muito embora nós não tenhamos nada a esconder de ninguém, existem decisões internas internas, ideológicas que ficam internamente sendo discutidas.

CJ: Se o senhor quiser dar um recado final, o espaço é seu:

Tadeu: Eu dou o recado final, principalmente, direcionado aos alunos do colégio Elisa Ferrari Valls, escola na qual me formei, estudei durante três anos e me orgulho muito, meu recado final é o seguinte, a todos que a participação política não é uma opção, ela é coercitiva, ou seja, ela é obrigatória, nós participamos ativa ou passivamente, aquelas pessoas que dizem que não se interessam por política  abrem mão das suas decisões, há alguém decidindo por elas. Então, é muito importante que o jovem aluno do colégio Elisa entenda que a sua participação deve ser ativa, pois, se não tiverem essa participação, alguém decidirá a vida deles.

Juliano Colla - turma 21 ???

5 comentários:

  1. Parabéns, pela ideia, Juliano! E pelo texto! Esses olhares sobre a relação entre os jovens e os partidos políticos, no município (nossa aldeia!), nos ajudam a refletir e fazer escolhas mais conscientes!
    Espero as entrevistas que virão!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista!É importante a participação dos jovens na vida política de nosso município. É preciso termos consciência, que o nosso voto tem poder de modificar o que é preciso e necessário. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. On the whole camcorders keep a mircrophone hooked more to generally camera body, which is certainly the many practical site for self-recorded interviews.
    At their organization where I actually work there are typically put into practice
    the Waterfall methodology. Adobe FrameMaker continues to be able to support their professional producing community.



    Here is my page :: dummy crusher

    ResponderExcluir
  5. Hi there are using Wordpress for your site platform?

    I'm new to the blog world but I'm trying to get started and create my own.
    Do you require any html coding knowledge to make your own blog?
    Any helpp would be really appreciated!

    My web site - shop online computer accessories

    ResponderExcluir