terça-feira, 31 de julho de 2012

Do livro ao filme, do filme à realidade


(Foto de Fernanda Bagesteiro - turma 31 B)

"Uma professora muito maluquinha", título de um livro de Ziraldo que rendeu muitos elogios e que virou filme; tendo Paola Oliveira como principal personagem da história, isto é, a tão amada professora "Cati", como assim era chamada por seus alunos.

Seu amor e dedicação pelas crianças eram tão grandes, que seus alunos não queriam deixar suas aulas. Nelas, eles viajavam por lugares ainda desconhecidos, porém sem sair do lugar, brincavam, riam, imaginam, se divertiam e, principalmente, tinham o prazer de estar ali e amavam aquela professora acima de tudo; professora esta que eles diziam ser a melhor do mundo.

Eu, felizmente, tive a oportunidade de ler o livro e olhar o filme; foi a partir daí que tirei minhas conclusões a respeito e que hoje estou escrevendo este texto.

Nós, alunas do Curso Normal, estavámos realizando uma prática de ensino com as crianças do Curso de Aplicação aqui de nossa escola; cada semana observamos uma turma diferente e interagíamos com os alunos sendo as professoras auxíliares.

Em uma dessas semanas, tive a oportunidade de conviver com a turminha do 1º ano. Foi maravilhosa a interação e melhor ainda foi o carinho que recebi deles.

Na semana em que estive nessa turma, lembrava quase que diariamente do filme e do livro de Ziraldo; pois naquele momento encontrei aquela que seria a nova professora maluquinha!

Seu nome, Mariéle; tia, "profe", e um pouco mãe.

Não há como não se encantar com seu jeitinho todo especial de dar aulas, de cuidar de seus aluninhos.

Ela é uma pouco fada, sabe como encantar a todos. Sua magia contagia. Seu jeito de ser cativa a todos; principalmente a seus alunos.

Ela entrou na escola este ano, porém, sua fama já se espalhou por todo o colégio.

Nós temos o maior orgulho de ter ela em nossa escola! Ela sabe fazer a diferença, inventa coisas que até Deus duvida, é um pouco maluquinha sim!

Tenho certeza que ela faz a diferença não só em sala de aula, mas também na vida de seus aluninhos.

É uma pessoa iluminada, que nunca deve mudar seu jeitinho maluquinho de ser! É maravilhoso entrar na aula dela, você parece estar no paraíso.

A tia Mariéle é um exemplo que tod@s nós alunos do Curso Normal devemos seguir!

Enfim, achamos a nossa professora maluquinha! E se me perguntarem seu nome, direi: é a "tia Mariéle, ou melhor, é a "tia Mari!"
Suany Nandara - Turma 31 A

7 comentários:

  1. É verdade Suany, a Mari é um exemplar da professora maluquinha na nossa escola. Parabéns pela homenagem! Temos que valorizar as professoras que fazem a diferença!

    ResponderExcluir
  2. Rubia Denize Fernandes Antunes3 de agosto de 2012 às 14:15

    É verdade Suany,homenagem mais que merecida,eu também tive a oportunidade de entrar na sala da prof Maryeli,ela é fantástica,entrar na sala dela é entrar em um mundo mágico,o amor que ela transmite a todos é imenso,ela é fada ,mãe,amiga,professora,a professora mais cheia de imaginação que já conheci,com seu pó de pirilim pim-pim,cativa a todos,eu já sei o que vou ser quando crescer...serei como a ti Mary,algumas de suas ideias já estou pondo em prática agora no estágio,que todas nós do curso normal possamos ser pelo menos um pouquinho como a Mary.

    ResponderExcluir
  3. Ameeeeeei a Homenagem , ela merece isso tudo e muito mais !!!
    Devido o tempo que eu também passei nas aulas dela amei o jeito especial e fantástico em que ela faz as suas aula , por isso escolhi fazer minha pratica desde ano , e quem sabe a do ano que vem na turminha dela !!!!

    Nathália Guimarães 31B '

    ResponderExcluir
  4. Como não frequento a escola no turno da tarde somente conheci a Mariély na festa junina da escola e observando a emoção que estava sentindo quando seus alunos se apresentavam pude ver o quanto é especial. Parabéns Suany,escreveste muito bem.

    ResponderExcluir
  5. Um texto lindo, feito por uma aluna, futura professora Maluquinha, a Suany!!! Uma bela homenagem à Mariéle que faz as tardes das crianças serem mais bacanas, cheias de alegria, aprendizagem, construção...

    ResponderExcluir
  6. Que lindo quando os alunos desfrutam das aulas de musica que um da, e vão com felicidade.
    Isso quer dizer que o professor é ótimo e todos devem aprender dele/a.

    ResponderExcluir
  7. Fico muito feliz com todo esse carinho, ainda mais de pessoas como vcs, queridas, profissionais fantásticas e alunas maravilhosas, que com certeza farão a diferença na educação. A Suany, com certeza será a nossa futura professora maluquinha, pois apresenta muito entusiasmo em suas praticas em sala de aula.
    Obrigada de coração Suany, tu és muito especial e segue assim, com esse encantamento pela educação, tu vai longe. Abraço a todas,só tenho a agradecer a Deus, por fazer parte dessa escola mágica, com
    professores de primeira. Mariele.

    ResponderExcluir