sexta-feira, 27 de abril de 2012

Editorial

 O Jornal Cultura Jovem nasceu da vontade manifestada pelos alunos da nossa escola que entendem que a educação, associada à informação e à interação, torna a aprendizagem mais prazerosa, mais do que isso, nossos alunos entendem que o conhecimento deve ser construído e não reproduzido.

Com a criação dessa nova ferramenta de produção do conhecimento, os alunos passaram a ser autores, repórteres motivados pela curiosidade do jornalismo investigativo, pela necessidade do saber mais, do entender mais e, também, de interagir, usando as diversas áreas do conhecimento, articulando ideias, socializando os saberes e as informações.

Na perspectiva de um novo paradigma para a educação pública, através das inovações propostas pelos referênciais teóricos dos mais renomados pedagogogos, a reestruturação do ensino médio é a nossa reportagem de capa dessa primeira edição.

Nossas alunas do Curso Normal são as repórteres e as editoras das matérias de educação e esportes.

A palavra da diretora, entrevistada da semana, nos dá uma ideia geral do que venham a ser as mudanças propostas para a reestruturação do ensino médio e em execução na nossa escola. Continuamos sendo a vanguarda da educação na cidade.

Nossas repórteres, também, entrevistaram o professor Otávio Coutinho, treinador, estrategista e multicampeão em diversas modalidades esportivas na cidade e no estado.

Os repórteres do ensino médio são os alunos das terceiras séries que, com tenacidade e perseverança, também, estão empenhados na produção das editorias de cultura, política, saúde e meio ambiente, fazendo de cada reportagem uma verdadeira aula de aprendizado empírico.

Todos têm seu espaço de produção e informação: o Curso Normal, o Ensino Médio, o Curso de Aplicação, professores e alunos dos três turnos da escola.

Sendo assim, todos estão convidados para, em algum momento, participar e contribuir com o Cultura Jovem.

É importante ressaltar que a construção deste jornal só foi possivel, pela contribuição e coordenação das editorias pela professora Suely Aymone, incansável colaboradora da nossa escola em todos os momentos e situações.

Agradeço a todos que de uma maneira ou de outra, colocaram um pouco de si para que esse sonho se tornasse realidade.

Fernando Falcão Pereira Filho - Professor de História