sexta-feira, 27 de abril de 2012

Reestruturação do ensino médio: palavras da Diretora


 O Elisa enfrenta o desafio da reestruturação do ensino médio com muito estudo e com o  compromisso de todos - professores, coordenação pedagógica, equipe diretiva

A equipe do  Cultura Jovem entrevistou a Diretora da Escola Elisa Ferrari Valls, Maria Cristina Galvão.

Na oportunidade, ela esclareceu algumas dúvidas comuns de pais e alunos sobre a reestruturação do ensino médio e a implantação do ensino politécnico nas escolas.

Segundo ela,
a intenção é a qualificação do ensino médio, através de uma nova organização de trabalho na escola: pela aplicação de metodologias que, há muito tempo, debatemos e estudamos em educação, uma delas é a interdisciplinaridade, que é a articulação das disciplinas e das áreas do conhecimento, na tarefa de auxiliar os alunos na compreensão do mundo, na compreensão de fatos da realidade, para que possamos atuar nessa realidade no sentido de transformá-la, se necessário for.
Perguntada sobre o que essa reestruturação vai acrescentar à vida de alunos e professores, Maria Cristina respondeu:
 Principalmente, o desafio do estudo através da pesquisa. A relação entre a teoria e a prática através de vivências de projetos com temas que fazem parte do nosso cotidiano. E o resgate de uma das funções essenciais do professsor que á a de ser pesquisador. E o resgate do papel muito importantes do aluno que é ser ativo e interativo na construção e na reconstrução de saberes.

Ficou curioso? Quer saber mais sobre esses assuntos?

Então, confere, no vídeo, a entrevista na íntegra!

É uma oportunidade de entender melhor esse processo que movimenta as escolas de ensino médio no Estado do Rio Grande do Sul!



Erika Rebés e Fernanda Falcão - turma 31 B