sexta-feira, 20 de abril de 2012

A origem da política

 
A política surgiu na Grécia clássica, no período da história humana no qual o pensar mítico era englobado pelo pensar racional.Vários foram os fatores que a originaram. O surgimento da polis (cidade-estado) foi o elemento decisivo para que a política fosse criando suas bases no mundo grego, e, assim, nas cidades, nascesse a grande preocupação em como administrar bem a polis. O surgimento da política no mundo grego eclodiu de maneira complexa pelos ideais de homens e sociedades pensadas pelos filósofos.

Na Caldéia, em Sabá e no Império Inca, vigorava a verdadeira arte de governar, de acordo com as Leis da Criação. Poderiam chamar esses regimes de autocracias, porém com diferenças fundamentais em relação ao conceito que se tem hoje, pois a autocracia daqueles tempos não era o "regime do mais forte", e sim o "regime do mais sábio".

Com o passar do tempo, as formas de governo foram mudando. Atualmente, a forma considerada a mais aperfeiçoada é a Democracia. É o regime em que a vontade da maioria é soberana. Fazendo, assim, com que haja políticos que gostariam de tornar o país um lugar melhor, mas, também, com que haja políticos desonestos, que pretendem apenas aproveitar-se das pessoas, que, confiando em suas mentiras, os elegem a autoridade do país.

Portanto, convenhamos, nem sempre a escolha da maioria pode ser considerada a melhor.
 
Taciana Machado - turma 31 E