sábado, 21 de abril de 2012

Coleta de lixo

No dia 18 de abril de 2012, a turma 31D, dentro da proposta do projeto Uma escola assim eu quero pra mim, tomou a iniciativa de recolher o lixo espalhado pelo lado de dentro e no entorno do quarteirão da escola. 
Os alunos também visitaram residências próximas ao local, onde estão sendo depositados lixos domiciliares e distribuíram folhetos explicativos e educativos, no sentido de sensibilizar alguns moradores para uma mudança de hábitos. 
Lixo, além de deixar um aspecto horrível, nos traz doenças que têm como vetores insetos e roedores. A mudança depende de cada um de nós em fazer a sua parte, colocando o lixo no lugar certo: na lixeira.

No dia seguinte, os alunos fizeram um relatório sobre a atividade realizada.

Para o grupo do Luis Henrique, Michael, Thalyne, Kimberlly, Marthyn, Milene, Maurício e Jhonatan:
... pequenas atitudes fariam uma grande diferença, a conscientização da sociedade é uma das prioridades. Concluímos que para termos uma escola limpa, higienizada, é necessário ter aprendizado, consciência, para que num futuro nossos filhos e netos também possam ter um futuro.
Para Alexsander Lopes, Bruno Prettz, Bruna Bittencourt, João Carlos, Vinícius guterres:
... a degradação ocorre pelo desleixo e total falta de respeito de quem frequenta o local, não custa nada tomar uma lata de refrigerante e por no lixo, comer um saco de salgadinho e por no lixo... devemos ser mais conscientes e não poluir o ambiente, também é nossa obrigação conscientizar quem polui nossa escola.
Para Aline Witt, Sara de Abreu e Letícia Almeida:
... com a grande quantidade de lixo retirado, fica evidente que estamos contribuindo com a poluição do ambiente, podendo haver transmissão de doenças para a comunidade. Além da poluição do solo acontece também a poluição visual, que acaba passando um conceito errado da escola. Atitudes como a tarefa realizada, ajudam muito a melhorar este quadro, devemos jogar o lixo na lixeira e separar o lixo que pode ser reciclado.
Para William Azevedo, Thiago Fontoura, Thalyne Gehrke, Rodrigo Ferreira, Thayane Flores:
... a escola estava com o pátio muito sujo, eram papeis, sacos plásticos, canetas, pontas de cigarros e muito mais. Isso tudo acontece porque a maioria dos alunos não se preocupa em colaborar e ficam jogando lixo no chão, a mudança só vai acontecer se cada um fizer a sua parte.
Para Arielly Severo, Andressa F.da Rosa e Fernanda Rilo:
... Uma boa seria se todos coloborassem, fazendo coleta seletiva, não jogando lixo no chão, nos boeiros, etc. Nossa turma teve a iniciativa de fazer essa limpeza na escola, com o objetivo de dar o primeiro passo, um exemplo a ser seguido por todos. Através deste ato percebemos como existe lixo jogado no chão e que as pessoas não se conscientizam. Precisamos de ajuda urgente, novas e boas atitudes, pois uma escola limpa eu quero pra mim.