segunda-feira, 21 de maio de 2012

Elisa na UFRGS (parte 2): Engenharia de Materiais


Dentro das paredes históricas do antigo prédio de Engenharias, no campus central, que forma vasta gama de engenheiros desde o longínquo ano de 1896, conhecemos uma das mais recentes ramificações das engenharias que, segundo os graduandos que a apresentaram, é a “Engenharia a qual todas as outras engenharias se encontram subordinadas”.

O curso de engenharia de materiais existe há apenas dezoito anos na UFRGS, considerada a caçula das engenharias, quando comparada aos cursos mais tradicionais como as Engenharias Civil, Mecânica e Eletrônica, mesmo antes de ser considerada como uma área de graduação específica já se encontrava intrinsecamente ligada às demais.

O objetivo da palestra era apresentar para nós, futuros vestibulandos, o curso de engenharia de materiais, que alguns ainda desconhecem.

A engenharia de materiais poderia ser definida como o ramo da engenharia voltado para pesquisa de novos materiais e/ou outros usos industriais para materiais já existentes. Na indústria, esse engenheiro é responsável pelo processo que se inicia na escolha da matéria-prima, passa pela definição dos métodos de produção e culmina na utilização adequada do material.

“Imaginem que ela precise de uma prótese para implante dentário, que ele tenha quebrado a perna e os ossos da rótula e do fêmur tenham se fragmentado com o impacto e com isso  precise de uma estrutura sintética, a fim de reaver os movimentos da perna. Ou então que, na volta para a cidade, vocês sofram um acidente e que ela ao impactar a cabeça contra o banco sofra uma fratura na maçã do rosto e precise de uma prótese para a reposição do osso ...

O papel do engenheiro de materiais é trabalhar a fim de pesquisar, criar e aperfeiçoar materiais para que outros engenheiros e designs, criem estruturas utilizadas na indústria, como nos exemplos, para próteses da área médica, empregando polímeros (plásticos), metais (como o aço) e cerâmicas que podem ser combinados gerando compósitos e que graças as nossas pesquisas possuem um ínfima margem de rejeição e maior durabilidade."(Fernando – Doutorando em Engenharia de Materiais)

O curso, ainda, possibilita ao graduando a iniciação científica nos laboratórios da UFRGS, auxiliando mestrandos e doutorandos em pesquisa, estágio no exterior, intercâmbio de até dois anos (o aluno realiza uma prova de proficiência na língua do país receptor e, de acordo com a pontuação, pode até mesmo ficar um semestre apenas aperfeiçoando a língua, antes do estágio. A Dupla-Diplomação, o aluno gradua-se com o diploma da UFRGS e da universidade receptora e estágio na Empresa Júnior (EME) que presta consultoria para diversas empresas.

São outros ares, ali entre os prédios do campus central desta universidade centenária, onde tradição e modernidade caminham lado a lado, perdemos esse lado provinciano que nos impele a viver o agora e deixar de lado o futuro. Ali, cada um de nós, apesar dos caprichos da vida, permitiu-se vislumbrar um pouco do futuro, engenheiros, médicos, advogados, arquitetos, jornalistas... Dentro daquelas paredes cada um de nós teve um sonho, vimos um caminho que com esforço e dedicação está ao alcance de nossas mãos, tenho certeza. 
Maria Eduarda e Laysla - turma 31 G