terça-feira, 22 de maio de 2012

Elisa na UFRGS (parte 1)




Nossas atividades na universidade se iniciaram às 9h45min na entrada do campus central, no prédio de ciências da saúde.

O passeio guiado nos direcionou para o Bloco de Biomedicina, uma das profissões mais recentes da área da Saúde.

O primeiro laboratório que tivemos oportunidade de conhecer foi o de anatomia, para cada curso oferecido pela universidade, direcionados à saúde existe um laboratório desse tipo. Para compreender a estrutura do curso, cuja ênfase é a biologia humana para o futuro profissional biomédico.
Logo após, seguimos em direção ao laboratório de Histologia, que se dedica ao estudo de tecidos. Dentre os cursos da saúde, para cada aluno são preparados conjuntos de cem lâminas que acompanharão o aluno até o final do curso. Cada sala de aula conta com 25 microscópios que custam em média R$5000 cada.Os alunos são responsáveis pelos seus eventuais danos. As lâminas, cujo trabalho artesanal de composição é feito manualmente com o uso de parafina, micro-secções de tecido, conservante e corantes, pelo departamento de Histologia, podem durar anos a fio se preservadas adequadamente.

A coordenadora do curso de biomedicina, Dra. Denise Maria Zancan, gentilmente, ministrou uma palestra sobre a estrutura da graduação, que por vezes é confundida com o curso de ciências biológicas ou mesmo com o de farmácia, sanando as dúvidas remanescentes de uma das mais recentes, mas não menos importante profissão das ciências da saúde. 
Enquanto o farmacêutico estuda as propriedades dos medicamentos o biomédico, entretanto, estuda a análise e pesquisa das patologias no contexto da aplicação de tais medicamentos. Atuando nas áreas de análises clínicas, microbiologia e imunologia, embriologia (reprodução assistida), análise ambiental, análise bromatológica (estudo das propriedades dos alimentos), biologia molecular, diagnóstico por imagem, genética, farmacologia, psicobiologia (estudo das relações entre o sistema nervoso e o comportamento humano), toxicologia, entre tantas outras, que oportunizam ao biomédico uma posição vantajosa no mercado de trabalho.

A universidade oportuniza a dupla diplomação, a partir da parceria com o projeto do governo brasileiro “Ciência sem fronteiras”, e da própria universidade com a “Fomentação científica” visando a iniciação científica, com a intenção de criar os futuros doutores que poderão integrar a docência e tornarem-se o futuro da ciência e da tecnologia do Brasil.


Maria Eduarda e Laysla - turma 31G

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