domingo, 9 de setembro de 2012

Podemos e devemos fazer a nossa parte



Me chamo Fernanda Falcão de Souza, tenho 16 anos. Faço parte do Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls e ingressei no Curso Normal no ano de 2010. Fui sorteada pelo PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) para compor uma lista de estudantes que fariam cursos técnicos como: Técnico em Informática, Técnico em Administração e Técnico em Comércio Exterior no SENAC Uruguaiana.

Comecei o curso em Tecnólogo em Comércio Exterior em maio deste ano, e estou ampliando meus conhecimentos para este tipo de profissão que está cada vez mais se expandindo no mercado de trabalho.

Existem diversos componentes curriculares no curso, e um deles é Segurança Ambiental. Neste, foi nos dado um trabalho com o seguinte tema: “A questão do lixo, sua geração e depósito final”.

Meu grupo formado por: Allan Douglas Lima, Ivan Marengo, Jéssica Kunst, Juan Pedro Guarachi, Kételim da Silva e Matheus Fecke interessou-se em aprofundar mais este assunto. Então, pesquisamos dados mais detalhados sobre a nossa cidade referente a este assunto.

Nosso trabalho foi desenvolvido em três semanas e, dentro destas, buscamos falar com a Secretária do Meio Ambiente, Sr.ª Marília Celestino Alves, para compreender e possuir mais informações sobre o tratamento do lixo em Uruguaiana. Os dados foram muito assustadores, que além de irmos ao Lixão da nossa cidade, procuramos ir aos locais onde uma parte do lixo é transferido para ser reciclado.

Nessas buscas por mais relatos e dados, conhecemos a Associação CEANE (Centro de Educação Ambiental Nova Esperança). Nesse local, o lixo é separado e reciclado, a renda é destinada às famílias carentes que trabalham no local. Além de amparar estas famílias, a Associação faz trabalhos de reforço escolar para as crianças que moram no bairro, tirando-as das ruas. Eles contam também com a ajuda da Campanha “Crack Nem Pensar”, lançado pelo Grupo RBS.

Decidimos produzir um vídeo para mostrar esta realidade. Que não só nossa cidade é vítima, mas, sim, todo o nosso país.



Vale a pena ressaltar, a imprescindível importância de projetos como estes em nossa cidade que acolham as crianças e as famílias carentes. Transmitindo-lhes  a certeza de um futuro melhor, de uma profissão mais digna, formando cidadãos mais conscientes e, principalmente, expandindo e repassando ações sustentáveis para ajudar nosso meio ambiente que está sendo cada vez mais degradado.

 Fernanda Falcão - Turma 31 B

0 comentários:

Postar um comentário