quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Época de propaganda política



É chegada época de eleição e se torna impossível não notá-la. As manifestações que os candidatos apresentam para chamar a atenção do público são diversas, sejam elas sonoras, visuais ou perturbadoras, o que importa é atrair você.

Fui a campo e perguntei informalmente a pessoas, como elas viam o meio de divulgação utilizado pelos políticos. A maioria me colocou que não vota a partir da propaganda nas ruas.

Então, conversei com um publicitário que trabalha no meio de campanhas políticas já há algum tempo e perguntei a ele qual a expectativa  daquele marketing. Ele me coloca que as propagandas feitas na rua são para fixar o número do eleitor, para que ele não esqueça e me diz: “campanhas bem feitas fazem um candidato vitorioso”.

Segundo a revista “People”, as pessoas sabem o candidato que querem votar, mas não se importam com partido político ou algo do gênero, trazendo para a nossa realidade o número indefere.

Campanhas políticas quando bem utilizadas são até necessárias para conhecermos melhor os candidatos e saber suas propostas. Elas se tornam abusivas, quando começam a perturbar o dia a dia dos cidadãos.

As campanhas tornam-se abusivas quando carros de som passam o com o volume acima do considerado normal para o bem estar da população, há quantidade de material visual espalhado pelas ruas, o que faz a época de campanha eleitoral ser detestada por alguns.

Nessa época, não pode se esquecer da quantidade de empregos diretos e indiretos gerados por partidos políticos. As campanhas políticas são responsáveis por cerca de 60% dos empregos informais gerados nessa época do ano.


Gian Matteo Sambucetti - turma 31 C


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