quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Vida após o Elisa

Helena Costa

 Nairo Marques

Quando você entra no Elisa, a vida nele parece ser bem assustadora no começo, mas, aos poucos, você costuma. Já pensou como seria sua vida depois do Elisa?

Faculdade nova, cidade nova, amigos novos, desafios novos e maiores e decisões difíceis para ser tomadas, é isso e muito mais que lhe espera depois dos seus 3 anos de ensino médio, que, aliás, passam muito rápido, quando menos espera você já está sentado numa sala de aula e a sua frente está a prova do ENEM. Você tem a mínima ideia do que é isso?

Eu entrevistei dois adolescentes de 18 e 19 anos que, até o ano passado, estavam aí no seu lugar, com os mesmos professores, provas e trabalhos, com essa pequena entrevista abaixo, você poderá ter uma ideia do que foi para eles o Elisa e o que é a tão esperada faculdade.

Helena Costa tem 19 anos, entrou no Elisa em 2008. Ela queria o ensino médio, mas sua mãe queria que ela cursasse o magistério, foi isso que acabou fazendo e cursou o magistério até 2011.

Agora Helena cursa Tecnologia em Alimentos em Frederico Westphalen. Ela disse que, quando estava no Elisa, tinha algumas partes de que gostava e outras de que não gostava e o que não lhe agradava era o magistério. Perguntei à ela como é sua vida agora que está em outra cidade e ela me respondeu dizendo que é muito diferente do que imaginava, diz, também, que é um pouco difícil, porque mora sozinha, longe da família e tem responsabilidades que não tinha antes.

Nairo Marques tem 18 anos terminou o ensino médio em 2010 e, em menos de um ano, já estava entrando na faculdade de Psicologia em Santa Maria.

Perguntei ao Nairo como era sua vida quando estava no Elisa; ele contou que, antes de estudar no Elisa, estudou no Instituto Laura Vicuña. Disse também que, quando entrou no Elisa, sentiu a diferença, que tinha a impressão de que lá ele era mais independente, mas afirma que não era “fazer tudo o que queria”. Falou que tinha professores ótimos e outros que não eram tão bons assim, e comenta que havia matérias sem propósito como Ensino Religioso, que dava nota pelo caderno e diz: “Na minha opinião esse tipo de "aula" é desnecessária, pois, na faculdade, não tem nota pelo que você copia ou pelo comportamento. Mas isso não é só no Elisa, isso é muito comum em outras escolas brasileiras também. Entretanto, outros professores deram ótimas aulas e eu aprendi bastante”.

Perguntei como que é a vida agora que ele está na faculdade e se esperava que a sua vida fosse assim. Respondeu-me que a faculdade é muito diferente da escola, que todo mundo chega despreparado sem saber a aonde ir, o que estudar e se informar sobre tudo o que precisa, diz também que só se aprende tudo isso vivenciando. No caso dele, a turma é bem unida e  um pode contar com o outro para resolver esse tipo de problema e diz “A maior diferença é que na faculdade, pelo menos onde eu estudo (Universidade Federal de Santa Maria), você é entendido como um sujeito de responsabilidades e ninguém fica passando a mão. Você é responsável pelo modo como você quer o seu aprendizado. Isso é um aspecto muito importante para o amadurecimento”, diz, também, que as festas são ótimas.

Diz que não sabe se é isso que ele esperava, mas que queria que tudo fosse novo, diferente e melhor. Comentou que cada um experimenta essa fase de uma forma diferente e por final “Eu estou muito feliz com meu curso e com minha vida pós-escola. Aprendi muitas coisas... umas de forma difícil e dolorida. Mudei muitos conceitos, cresci como pessoa. Porém ainda tem muito que vir. Acredito que o importante é sempre tomar as coisas como aprendizado e não ficar preso no passado.”

Então, vamos aproveitar o máximo do ensino médio, vamos aproveitar o que chama de melhor fase da vida para aprender, amadurecer e nos preparar para o futuro que está mais próximo do que achamos.


Igor Sastro - turma 11 M

2 comentários:

  1. Muito bom, sobre esse assunto poderia escrever vários livros. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Adorei Igor! Penso que as entrevistas são muito importantes e que sua matéria deveria ser passada adiante!!
    Muito Orgulho de você!
    Bejios da profe Flávia!!!

    ResponderExcluir