domingo, 13 de maio de 2012

Minha rua na História





Quem foi Iris Ferrari Valls?

Iris Ferrari Valls foi prefeito de Uruguaiana pela década de 50, é gaúcho de São Borja. Uma das histórias muito conhecida foi a do fechamento da Ponte de Uruguaiana por Iris Valls no cumprimento de seus deveres e defesa de seus munícipes.
Iris Valls estava despachando normalmente na prefeitura, quando alguém entrou em seu gabinete anunciando que um gendarme argentino tinha batido de chicote em uma "chibeira", porque ela trazia um quilo a mais de mercadoria; não contente com o espancamento, rasgou seus pacotes espalhando sua mercadoria no chão. 
Averiguada a veracidade do fato, foi até a casa Jaques e comprou dois rolos de arame farpado e dirigui-se à ponte. Chegando na divisa, desceu do carro e simplesmente passou o arame de um lado a outro, deixando o "General" Aymone cuidando para que ninguém se atrevesse a tirar. 
Saindo dali, foi até o QG militar (época boa em que as autoridades eram autoridades) e colocou os milicos na rua a prender todos os argentinos que estavam em Uruguaiana, ficando presos no 8º de cavalaria a pão e água.

O Perón, ao saber do ocorrido, deslocou para Libres sua famosa divisão de Panzer's e para lá também se dirigiu, mandando chamar Iris Valls para saber dos acontecimentos. 
Ele mandou dizer ao Perón que atendia na prefeitura municipal em horário comercial. 
Perón, não acostumado a ser contratriado, avisou Getúlio Vargas que invadiria para "resgatar seus compatriotas". 
O Getúlio, muito amigo do pai e o conhecendo, tocou para Uruguaiana e o convenceu, a muito custo, a encontrar-se com o Perón no meio da ponte. Ali se encontraram os 3 às 11h  de um dia quente e ficaram conversando até às 15h.

Dessa reunião, foram tiradas algumas decisões:

1º - Que o gendarme que chicoteou a "chibeira" era entregue imediatamente à justiça brasileira para por ela ser julgado, e o foi.

2º - Uma carta de próprio punho do Perón autorizando a Prefeitura municipal de Uruguaiana a passar na ponte o que fosse necessário para seu abastecimento.

3º - O gendarme foi trocado no meio da ponte pelos 36 argentinos presos em Uruguaiana no mesmo dia.

4º - Perón veio a Uruguaiana para acertar alguns detalhes e posou para foto na prefeitura municipal.

5º - Pela coragem de defender seus munícipes, Iris Valls ganhou do Perón a espada de San Martin e o cargo de general na Argentina com seus respectivos vencimentos. Ele aceitou a espada, mas recusou o cargo e os vencimentos, aludindo que quem servia a duas bandeiras não servia a nenhuma. Ficaram amigos, se correspondiam e visitavam.

Íris Valls era muito amigo de Getulio Vargas e, de tão amigo, colocou o nome de seu filho Getuliovargas tudo junto “ Getuliovargas Gonsales Valls.

Iris Valls tinha 3 irmãos - Mario Valls, Raul Valls e Carlos Valls - eles eram meio divididos de 2. Existia naquela época a direita e esquerda. Direita era para quem tinha classe social mais alta e esquerda para quem tinha classe social mais baixa. Mario e Raul Valls eram pela direita e Iris e Carlos para a esquerda.

Iris Ferrari Valls é filho de Elisa Ferrari Valls.

Essa pesquisa foi realizada pela aluna Mariangélica Xavier Pereira, da turma 11G, sob orientação do professor Fernando Falcão, nas aulas de História.
A fonte da pesquisa de  Mariangélica foi o senhor Derli Roque.


8 comentários:

  1. O nome do filho é Getulio Vargas Gonzales Valls, e não junto(getuliovargas), parece que tinha mais um irmão que foi morar no Rio de janeiro, conhecito por S.Pepito.; Isto temos que pesquisar mais, mas serve para ampliar a pesquisa e quanto a esquerda e direita tem mais assunto sobre isso, fica pra depois.

    ResponderExcluir
  2. Mariangélica. Muito boa tua pesquisa e a história narrada que foi, de fato, algo marcante na vida de meu pai. Quero apenas, para corroborar com teu trabalho, elucidar alguns detalhes. Primeiro - Iris Valls é natural de Uruguaiana e não de São Borja.Segundo - Além dos irmãos citados, ainda havia o tio José, conhecido pelo apelido de Pepito. Terceiro - Naquela época ainda não se falava em esquerda e direita e meu pai era do PTB, partido do Getúlio Vargas, homem com visão social que revolucionou o Brasil colocando-o no caminho da industrialização e ordenando os contratos de trabalho, através da CLT. Os irmãos eram divididos sim em partidos políticos que acreditavam ser o melhor caminho. O tio Raul era PSD,partido este dominado pelos grandes ruralistas. Tio Mário era UDN, partido contrário a Getúlio liderado por Carlos Lacerda e o tio Carlos era do PRP, um partido de cunho popular mas que pendia mais a direita.
    Outros feitos do meu pai, e tu como aluna usufruis disso diariamente. Foi o prefeito que primeiro implantou em uruguaiana, sendo seguido por todo o Brasil, a merenda escolar. Todas as escolas que existem em Uruguaiana, com uma rampa para deficientes foi obra sua, com uma visão de futuro já nos anos 50. Foi prefeito de 50 a 54. Se necessitares maiores explicações, coloco-me a teu inteiro dispor para mostrar-te um pouco da vida de um homem que, acima de tudo,amou sua terra. Um carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esta istoria

    ResponderExcluir
  4. Outstanding story there. What happened after? Good luck!


    Here is my web blog :: free garcinia cambogia

    ResponderExcluir
  5. At this time it looks like BlogEngine is the preferred blogging platform
    available right now. (from what I've read) Is that what you're using on your blog?


    Also visit my webpage - clash of clans cheats (http://clashofclanshack18.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  6. If you desire to improve your knowledge simply keep visiting
    this web page and be updated with the hottest information posted here.


    My web-site business coach melbourne (uzmanasor.org)

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante história, gostaria muito de saber mais sôbre esta linda cidade de Uruguaiana, encanta-me, e pra tanto; tirarei minhas próximas férias nesta bela cidade.

    ResponderExcluir
  8. Iris Valls, como prefeito de Uruguaiana, organizou as "farinheiras" que eram mulheres que faziam o tráfico de farinha de trigo da Argentina para o Brasil. Como era permitido trazer somente 5 Kg de cada vez, elas passavam o dia indo e vindo de Uruguaiana a Libres e vice-versa. Assim eram abastecidas as padarias e armazéns de Uruguaiana. Isso conferiu à Iris uma popularidade muito grande. Era um médico decidido...

    ResponderExcluir