sexta-feira, 20 de julho de 2012

As artes


Como podemos falar de assunto tão presente em nosso dia-a-dia? As artes.

Elas são inúmeras, e são representadas pela sociedade todos os dias de diferentes formas. Essas demonstrações estão nas ruas, nas nossas televisões, nos nossos celulares, em redes sociais, enfim, em tudo que está ligado à comunicação, pois a arte é uma grande forma de comunicação.

A arte é um bem do mundo e dos seres humanos, um bem maravilhoso e bastante abrangente. Existem tantas formas de arte, quantas formas de se expressar e emocionar.

Todos podemos ser artistas, basta querermos. Então, é natural que em nossa escola, as artes estejam tão presentes quanto em outro lugar qualquer. Aqui, tão perto de nós, vemos nossos colegas e amigos, sonhando, emocionando, se comunicando, mostrando do que são capazes. Vemos os jovens, cantando, tocando, dançando, declamando, atuando, pintando, desenhando, escrevendo e tudo isso feito com sonhos, sim, esses jovens são puro sonhos, nos fazem acreditar em um mundo melhor, nos fazem lembrar por que devemos amar a vida.

Não é à toa que no início das civilizações as artes eram relacionadas à magia, o que seria hoje uma metáfora, já que podemos chamar todo o tipo de arte executada de mágica. Somente a magia explicaria como podemos nos alegrar ao ouvir uma canção de nosso agrado, ou como podemos viajar a outro mundo quando lemos um livro e também como podemos inventar o que quisermos com apenas um lápis na mão.

A arte, os sonhos, a magia são coisas que somente nós, humanos, podemos sentir e inventar. Temos o privilégio de emocionar e nos permitir sermos emocionados. Não devemos nunca esquecer o bem que temos em nossas mãos, em nosso alcance. 

Lúcia Kariane Rios

Um comentário: